
LIVE GRADE
Câmeras de Cinema Digital e Vídeo Profissional gravam em espaços de Cores que maximizam a quantidade de informações captadas, mas que não são apropriados para a visualização. LUTs genéricos achatam a imagem e não alcançam o potencial técnico e artístico da imagem. O resultado é uma falsa impressão sobre o que está sendo gravado, que pode limitar e gerar insegurança na equipe técnica.
Em uma gravação noturna, por exemplo, um LUT 709 pode dar a impressão de a imagem estar muito escura, ou esconder o ruído da imagem, ou mesmo só deixar a direção insegura sobre o resultado da imagem. Outro exemplo muito comum é quando o fotografo quer um Look mais escuro para a cena e fotometra pra baixo. Ele pode acabar trabalhando com as câmeras numa faixa de exposição que gera muito ruído na imagem desnecessariamente. Com o live grade, ele pode fotometrar em uma faixa mais confortável para os sensores das cameras e gerar o look para a monitoração, conseguindo uma qualidade final muito superior na imagem.
O LIVE GRADE então consiste em fazer algumas correções de cores primárias, seguindo um fluxo específico de gerenciamento de cores, com saída em tempo real, durante a gravação, para os monitores de visualização no Set de gravação. O Live grade pode gerar um LUT de correção específico para a cena, corrigindo a cor e exposição de acordo com as demandas da gravação. Pode também gerar Looks, enviados como guias para a pós-produção, agilizando a comunicação entre direção e pós, ganhando tempo no fluxo de trabalho e consequentemente maior qualidade no produto final.
