Color Grading

A primeira etapa de uma correção de cor consiste em definir o gerenciamento de cor. É definir, a partir do tipo material bruto, se é Raw, Log ou o que seja, e visando a entrega, se é SDR em Rec 709 para uma tv comum, internet, etc, ou se é para streamings em HDR, ou mesmo entrega para cinema em DCP, se existe um fluxo de trabalho da pós produção em ACES ou qualquer outra demanda. A partir destas informações definir as configurações da sua timeline e como e quando vão acontecer as conversões de espaço de cor.

Definido isto, podem começar o que chamamos de correção primária, em que o colorista define a luminância das imagens, ou seja, se elas serão mais claras ou mais escuras, definir o contraste, e também as correções de crominância, em que se define as cores gerais das imagens, se o branco será mais neutro, mais amarelado ou mais azulado. Nessa etapa também que são feitos os ajustes de continuidade de luz entre os clipes em sequência, para que as diferenças de iluminação e cor entre diferentes takes seja minimizado e não desvie a atenção do expectador.

Em sequencia acontece o que chamamos de correção secundária, em que selecionamos áreas específicas da imagem para aplicar uma correção específica, como por exemplo a pele dos personagens, ou o céu, áreas mais escuras ou até algum objeto específico isolado do resto da imagem.

Com essas correções mais resolvidas, podemos acionar a direção do filme se for o caso, e criar um look, um desenho artístico das cores e luzes para serem aplicados de forma mais ampla para cenas ou até um look que se aplique ao filme inteiro.

Por fim, podemos aplicar efeitos, alguns corretivos como o redutor de ruídos, outros adicionados para contribuir com a estética final desejado, como efeitos de aparência de filme de película.

Depois de aprovado, podemos fazer as entregas nos formatos que forem solicitados, geralmente mais de um formato de diferentes qualidades, como produto finalizado ou em algum formato a ser enviado para a finalizadora.